15 lições de vida que você aprende assistindo filmes de animação
O que eu mais amo sobre eles é que eles ensinam valiosas lições de vida de uma maneira tão simples. Embora esses filmes pareçam ser apenas para crianças, eu acredito fortemente que os adultos têm muito mais a aprender com esses filmes “comuns” do que as crianças.
Encorajo todo mundo a tirar uma folga no próximo domingo e assistir a um dos filmes de animação listados abaixo apenas para se divertir, mas tenho certeza que você encontrará algumas valiosas lições de vida lá dentro. Abaixo, você tem 15 das minhas lições de vida favoritas encontradas em filmes animados.
Divertida Mente
1. Emoções Negativas São Ok!
Vivemos momentos em que fazemos o que podemos para nos tornarmos mais felizes e conscientes de nossas vidas, mas muitas vezes tendemos a esquecer que cada emoção desempenha um papel importante em nossas vidas e que negligenciar as negativas não é a coisa mais sábia a se fazer. Acredito que esta é a principal lição do filme, para nos encorajar a aceitar nossas emoções negativas e tentar enxergar o quadro geral e como cada emoção tem o seu próprio papel.
O segredo não é negligenciar, mas aprender a trabalhar com suas emoções.
2. A Mente Também Amadurece
Outra grande lição é que a mente de um adulto é muito diferente da mente de um adolescente. Você pode ver quão organizadas são as emoções de uma pessoa adulta, como elas funcionam juntas, que todos estão calmos e se aceitam. Por outro lado, na mente de um adolescente, tudo é caótico e não há organização alguma.
Isso definitivamente ajudará os adultos a tratar crianças e adolescentes com mais compaixão, entendendo que eles têm dificuldades e lembrando-se também de como se comportaram quando estavam passando por essa exata fase da vida.
Festa no Céu
3. Tudo bem ser Gentil!
Não há problema em ser gentil e salvar animais. Só porque nossos ancestrais mataram touros por séculos, não fazendo o certo, e nosso personagem principal ser rejeitado por seu pai por ser diferente e por escolher salvar o touro e seguir uma carreira diferente. Alguns de vocês podem se relacionar com essa história e pode haver tanta dor associada a esse tipo de evento (eu passei pela mesma experiência quando escolhi trabalhar com coaching, com desenvolvimento de pessoas, consultoria, negócios e marketing digital a despeito da minha graduação em Engenharia da Computação). Mas, no final, você tem que confiar em seus instintos e saber que não pode ser feliz sempre fazendo o que é melhor para os outros ou fazendo certas atividades apenas para agradar seus pais e terceiros.
Mesmo que a estrada possa ser um pouco mais acidentada, vale a pena perseguir seus os sonhos e não se preocupe, todos verão isso eventualmente quando você chegar lá!
Procurando Nemo
4. Apenas Continue Nadando!
Esta é uma das lições de vida mais valiosas que você poderia aprender: apenas continue nadando (leia-se: mantenha sempre sua féem sí mesmo). Como quero manter este artigo o mais positivo possível, não direi a versão negativa dessa declaração, a que você vê em todos os lugares, porque na verdade faz com que você se concentre no oposto.
Sempre mantenha suas esperanças, não importa o quão ruim ou difícil seja, ela eventualmente se tornará melhor — nada fica ruim para sempre!
Up – Altas Aventuras
5. Nunca é Tarde Demais para Seguir os Seus Sonhos!
Mesmo que Carl esteja na casa dos 70 anos, ele prova que você nunca é velho para perseguir seus sonhos ou mesmo estabelecer um novo sonho. Ele embarca em uma grande aventura para realizar o sonho que ele e sua esposa estabeleceram quando se conheceram, mesmo que isso signifique arriscar sua vida, mas pelo menos ele o faz por algo em que acredita.
Procure pessoas que decidam deixar o status quo e viver uma vida diferente, elas lhe darão mais confiança de que é possível que você faça o mesmo. Como Sam Bryant Jr. ( fisiculturista em seus 70 anos ) disse: “a idade é apenas um número que se dá à maioria das pessoas — a maioria das pessoas — uma razão para ser preguiçoso e não fazer nada”.
Vale à pena refrisar: “A idade é apenas um número que dá à maioria das pessoas — a maioria das pessoas — uma razão para ser preguiçoso e não fazer nada.” — Sam Bryant Jr.
Cada um na sua casa (Home)
6. Pare de Julgar a Todos!
Uma das principais lições que tirei deste filme, mesmo que tenha sido feita antes do fim, foi — não julgar alguém até que você tenha caminhado alguns quilômetros em seus sapatos. Mesmo que todos os Boovs (os pequenos alienígenas) pensassem que Gorg era seu inimigo, a grande e feia espaçonave só os seguia porque eles tinham algo muito precioso — o último conjunto de ovos e sem eles suas espécies seriam extintas.
É fácil andar na rua e colocar um rótulo em todo mundo (eu sei que costumava fazer isso nos primórdios da faculdade, — todos nós já o fez alguma vez), mas o melhor é lembrar que somos todos bons em nosso íntimo, temos dias bons e dias ruins. e isso não deveria nos definir. Da próxima vez que você vir alguém que normalmente julgaria, pare e tente encontrar uma razão para que ele/ela faça isso — você vai agir com mais empatia e compaixão, o que fará você se sentir muito melhor!
7. Você é Maior que Seus Medos
A sociedade Boov foi construída sobre o medo (interessante ironia — fica a dica!) , Mas isso não significa que é a única maneira de viver e não é o mais saudável como eles têm que estar constantemente à procura e fugir de seu inimigo. Quando Oh (personagem principal) decide sair de sua zona de conforto e enfrentar seus medos, ele instantaneamente se torna o novo líder e dá um novo exemplo para todos. Somos muito maiores que nossos medos e dúvidas, e é hora de aprender isso para viver vidas mais felizes.
Como Treinar o seu dragão
8. Somos Todos Iguais e Parte da Mesma Família!
Somos todos seres vivos e parte do mesmo planeta: pessoas, animais, plantas, insetos e sabe se lá o que mais. Acho que é hora de começarmos a viver em harmonia com o mundo ao nosso redor.
O que eu pessoalmente gosto de fazer é:
- não mato animais indiscriminadamente por quê os acho perigosos, como cobras, aranhas, insetos e etc. nenhum destes animais tem como meta atacar uma pessoa;
- não jogo lixo como papeis, plásticos de balas, gomas de mascar e etc. em locais não apropriados, mantenho todo ambiente limpo;
- admiro e agradeço por toda a beleza que tenho ao meu redor e pela comida que eu como;
- Trato a todos com o mesmo respeito, sem quaisquer distinções e, acima de tudo, reconheço e acredito no valor e no potencial de todos, seja quem for;
- ajudo no possível animais e outras pessoas no que me cabe mesmo que não me peçam.
Operação Big Hero
9. A vingança nunca é uma boa escolha!
A vingança nunca é uma boa opção e, provavelmente, fará você se sentir pior do que antes. Deixe o karma fazer o trabalho para você. Tudo o que você precisa fazer é se libertar tentando perdoar a pessoa e deixar que o Deus/Universo/Tempo decida se e como puni-la.
Às vezes, a tristeza pode nos deixar cegos, mas é por isso que temos amigos que podem nos ajudar a ver o que é certo, errado e nos ajudar a tomar decisões melhores. Você não precisa fazer tudo sozinho, você não precisa ter todas as respostas. Não há problema em ser ajudado, isso é o que as pessoas fortes fazem — eles pedem ajuda quando precisam e aceitam isso. Eu acredito que é hora de se afastar do mito de que uma pessoa forte tem que ser forte o tempo todo. Somos todos seres humanos, cometemos erros, temos dias bons e dias ruins, e às vezes só precisamos de um empurrãozinho e tudo bem!
Detona Ralph
10. Confie nos Seus Instintos
Nós tendemos a acreditar que somos apenas o que vemos neste mundo, todos os programas que herdamos de nossos pais, professores e amigos, e isso é uma limitação grande. Chega um momento em nossas vidas em que precisamos nos sentar, analisar e decidir quais das vozes em nossas cabeças precisam sair e quais podem permanecer. Acredite em mim quando digo que nem sempre é divertido ou fácil, mas vale a pena porque você realmente descobrirá seu verdadeiro eu e esse é um dos maiores sucessos que você pode experimentar nesta vida.
Aprenda a confiar em seus instintos em vez de querer o que todo mundo tem, porque você pode obtê-lo e ainda se sentir insatisfeito porque não é o que o seu verdadeiro eu quer, o que torna mais importante saber qual é a sua verdadeira voz.
11. Aprenda a Se Aceitar
Ralph diz algo muito sábio e resume a lição inteira em uma única citação:
“Eu sou “ruim” e isso é bom, eu nunca serei bom e isso não é ruim, não há ninguém que eu prefira ser do que eu mesmo.”
Aprender a se aceitar melhor e amar a si mesmo deve estar sempre no topo da sua mente, porque é isso que lhe traz paz de espírito, alegria, compaixão e amor pelas outras pessoas. Aceitar-se é um ato de aceitar conscientemente o que você é hoje, bom ou ruim, com a intenção de sempre se esforçar para melhorar a si mesmo. Ralph conseguiu se aceitar sendo “ruim” e esse foi um ponto crucial em sua vida quando ele se tornou bom. Uma vez que paramos de resistir, crescemos e tudo fica mais fácil.
12. Siga Sempre os Seus Sonhos!
Escolha o que você acredita, mesmo que todas as probabilidades pareçam estar contra você, como Vanellope fez ao tentar vencer a corrida, mesmo sabendo que ela era uma falha do sistema, o que tornava praticamente impossível para ela vencer. Mas adivinha o que? Ela fez isso de qualquer maneira! É como a vida funciona — você tem o poder de ser o que quiser, mesmo que venha de uma família pobre, não tenha educação ou não conheça ninguém. Você ainda pode ganhar nesta corrida chamada vida!
Kung Fu Panda
13. O Maior Poder Está Dentro de Você!
Provavelmente, a lição mais importante encontrada neste filme e uma das lições mais importantes que você pode aprender em sua vida é que o maior poder está dentro de você. Você pode procurá-lo lá fora apenas para descobrir que ele estava dentro de você o tempo todo. Há uma centelha divina dentro de cada pessoa e tudo o que você precisa fazer é cortar toda a programação, negatividade, crenças disfuncionais e limitantes, mas você obterá o maior prêmio de todos: o seu verdadeiro poder!
14. Você Não Precisa se Parecer com um Herói!
Sim, você não precisa se parecer com um herói para se tornar um. Você não precisa fazer todas as coisas que as pessoas de sucesso fazem para se tornar uma. Encontre sua própria jornada e reescreva as regras se for necessário. Como não há dieta para todos os seres humanos, também não há caminho para o sucesso para todos nós. Claro, existem alguns ingredientes importantes que você deve ter em mente, mas você pode misturar e combinar tudo o mais de acordo com a sua intuição.
15. Somos Todos Iguais
Uma lição muito sutil, mas tão valiosa! No filme, não importa qual animal você é, todos trabalham bem juntos e é muito estimulante ver um panda, um tigre, uma cobra, um pássaro e um macaco lutarem juntos. É assim que nós, seres humanos, fomos projetados para trabalharmos juntos, não importa nossa raça, religião ou pontos de vista políticos.
Grande Lição Comum: o Bom Sempre Vence
Uma lição que aparece em todos esses filmes é que o bem sempre vence — pode demorar um pouco, mas sempre acontece porque está relacionado ao amor e à compaixão, que são os maiores poderes do Mundo.
Mesmo que pareçam ser filmes para crianças, eu acredito que esses são os filmes reais que todos nós devemos assistir de novo e de novo até aprendermos essas lições (e muitas mais) porque há tantas lições ocultas que são muito difíceis de serem entendidas por uma criança.
Alguns pontos importantes a se lembrar neste artigo:
- pare de julgar todos ao seu redor e aprenda a se concentrar em si mesmo;
- somos todos parte do mesmo ambiente, então podemos aprender a viver juntos;
- você não precisa parecer um herói para se tornar um;
- o bom sempre vence;
- siga sempre os seus sonhos e seus instintos;
- não há problema em ser gentil e vou acrescentar que esta está se tornando a nova tendência no mundo;
- e por último, mas não menos importante, a vingança nunca é uma opção — o perdão é.
Espero que meu artigo tenha inspirado você a começar a assistir alguns filmes de animação no próximo final de semana, mas não faça isso sozinho — você tem o poder de inspirar os outros também e arrastá-los para um Mundo muito mais positivo junto a você!
Qual é o Seu Filme de Animação Favorito?
Esta foi apenas uma pequena lista, existem outros filmes de animação incríveis por aí. Qual deles é o seu favorito? Por quê? O que você aprendeu à partir disso? Avise-se me!
Se você gostou deste artigo, se inscreva na nossa newsletter e se inscreva para mais artigos de auto-aperfeiçoamento, felicidade e sucesso! Você também pode participar do meu programa de parceria, onde eu ajudo você também a transformar o seu conhecimento em um negócio lucrativo na internet, com o seu próprio site/blog, estratégias de marketing digital, plano de ação para o seu nicho e etc.. Tudo isso sem ter que gastar com infra, empresa de TI, servidores … nada!!! Eu serei um parcerio de negócios digitais não o seu vendedor de serviços de TI.
Seja muito bem vindo(a)! 😉