‘Mentoring’ e ‘Coaching de Liderança’ não são o mesmo. Você sabe a diferença?
Entenda claramente as diferenças entre o Coaching e o Mentoring
Quando as empresas falam em desenvolvimento de liderança, palavras como “coaching” e “mentoring” geralmente são discutidas. Não só isso, mas os termos são usados de forma intercambiável. Então, a maioria dos ouvintes supõe que eles significam a mesma coisa.
Certamente, à primeira vista, eles parecem ser o mesmo: ambos, afinal, envolvem uma figura de autoridade que ajuda a guiar um líder ao sucesso. E é a mesma coisa, certo? Bem, não.
Na realidade, existe uma grande diferença entre mentoring e coaching de liderança; e ambas as tarefas são essenciais. Além disso, quando os programas de desenvolvimento combinam ou rotulam erroneamente os dois, os líderes perdem a oportunidade. Então, qual é a diferença e por que devemos nos importar?
Veja o que significa “mentoring” e “coaching de liderança” e por que ambos são importantes para o desenvolvimento da liderança:
Mentores usam sua própria experiência.
O mentor é mais baseado no relacionamento do que baseado no desempenho: o mentor compartilha suas próprias experiências pessoais, insights e conhecimento com o mentorando. O mentoring não é focado em habilidades específicas e ações para melhorá-las – é mais sobre o desenvolvimento geral.
Por outro lado, os aprendizes também podem compartilhar suas experiências com os mentores. Eles podem pedir conselhos, desabafar, testar novas idéias e muito mais.
Relacionamentos são importantes no desenvolvimento.
Embora os mentores não levem os líderes a ações imediatas e mudanças, eles ainda são uma parte importante do desenvolvimento da liderança. Novos líderes precisam dessa orientação e confiança, para ajudá-los a se tornarem melhores profissionais.
Afinal, 61% dos mais de 7.000 milênios entrevistados pela Deloitte neste ano disseram que ter alguém a quem pedir conselhos e ajuda para desenvolver suas habilidades de liderança era benéfico. Além disso, aqueles que disseram que planejavam permanecer com seu empregador por mais de cinco anos tinham duas vezes mais probabilidade de dizer que tinham um mentor.
Quando os líderes estão conectados a um mentor, eles também estão mais conectados ao trabalho. Um estudo conduzido pela Gallup em maio descobriu que 44% dos funcionários pesquisados que disseram que seus gerentes mantinham reuniões regulares descreviam a si mesmos como engajados, em comparação com apenas 20% daqueles que não se encontravam com seus gerentes regularmente.
Mentoring, portanto, é fundamental para manter os líderes comprometidos com seus trabalhos e se esforçar para ser melhor.
Os treinadores se concentram na ação.
Enquanto o mentoring vem da experiência do mentor, coaching de liderança faz o oposto – vem da experiência daqueles que estão sendo treinados. Mentores compartilham suas experiências, mas os coaches levam os líderes a refletir sobre sua experiência e tirar suas próprias conclusões.
Por exemplo, um mentor indicará o que acha que um aprendiz poderia ter feito melhor, enquanto um coache perguntará ao indivíduo o que ele ou ela poderia melhorar e como fazer isso acontecer. O coaching de liderança é mais ativo e exige que os líderes pensem não apenas em melhorar, mas também em como criar um plano de ação.
Reflexão faz melhores líderes.
Quando os líderes são informados sobre o que precisam mudar ou como devem lidar com a situação, normalmente concordam em fazer melhor da próxima vez. Mas os coaches garantem que essas promessas não sejam apenas vazias – são planos de ação.
O coaching de liderança leva os profissionais a definir um plano específico de melhoria, para que possam acompanhar e realmente mudar seu comportamento e melhorar suas habilidades. O coaching exige que os líderes tirem suas próprias conclusões e desenvolvam soluções. E essa estratégia aparentemente funciona: um estudo de 2015 da Harvard Business School descobriu que os participantes que foram solicitados a parar e refletir sobre uma tarefa que acabaram de executar melhoraram em uma taxa maior do que os participantes que simplesmente praticavam uma tarefa.
Os líderes precisam de alguém para orientá-los a pensar por si mesmos, mantendo-os responsáveis por suas ações e desenvolvimento de habilidades.
Ambos são necessários.
Só porque eles são diferentes, um não é necessariamente melhor que o outro – tanto o mentoring como o coaching de liderança são partes importantes do desenvolvimento.
Conselhos externos e idéias de um mentor podem ajudar os líderes a ver novas maneiras de proceder e aprender com a experiência dos outros. A oportunidade de refletir sobre suas próprias experiências e obter ajuda para definir planos específicos de melhoria ajuda esses mesmos líderes a melhorar suas habilidades práticas de liderança.
Então, por que deixar uma ferramenta para fora quando você pode se beneficiar de ambas?