Mentoring vs Coaching: o que você precisa?
Mentoring certamente não é um conceito novo. Na verdade, o nome vem de um personagem chamado “Mentor” na Odisséia de Homero. Ele era um conselheiro de confiança para o filho de Odisseu. Apesar de suas raízes remontarem a milhares de anos, no entanto, o recente crescimento do aprendizado social deu origem a um boom de programas de mentoring e coaching. De fato, o Projeto de Pesquisa de Liderança Global de 2014, pelo quarto ano consecutivo, descobriu que o coaching e o mentoring são as práticas mais comuns usadas pelas empresas para desenvolver líderes.
Mentoring e coaching se tornaram tão comuns que muitas vezes são usados como sinônimos. No entanto, existem diferenças fundamentais entre os dois. Uma análise das diferenças entre mentoring e coaching ajudará você a identificar qual relacionamento é melhor para você ou sua organização, ajudando você a aproveitar ao máximo a experiência de aprendizado social.
Instrução Específica Coaching vs Mentoring
Um coach fornece instruções específicas sobre como melhorar seu desempenho. Por exemplo, um técnico de beisebol ajudará os membros de sua equipe a melhorar funções específicas, como lançar, pegar ou rebater. Ele vai oferecer diretrizes claras e sugestões de melhoria. O grau de melhoria também é tangível, fácil de medir. Em um ambiente de negócios, um coach dará instruções específicas sobre as principais áreas de melhoria ou novas habilidades que precisam ser aprendidas, como processos técnicos, técnicas de gerenciamento ou planejamento estratégico. O coaching é uma ótima maneira de encontrar soluções inovadoras para problemas com seu fluxo de trabalho, processos ou estratégias. Em vez de aulas de treinamento de livro-texto sem vida, os funcionários recebem instruções práticas de coaches com experiência no mundo real.
Alternativamente, um relacionamento de mentoring é menos específico e parece mais no quadro geral. Um mentor torna-se mais um consultor de confiança em áreas que podem cruzar linhas pessoais e profissionais. O mentor ainda pode ajudar você a criar metas específicas, mas esses objetivos estarão centrados em áreas mais amplas, como criatividade e ideias que você está desenvolvendo e que não têm necessariamente um cronograma ou estrutura concreta. O mentor analisa o quadro geral e ajuda você a adquirir habilidades mais amplas que o ajudarão a inovar em toda a sua carreira.
Mentoring concentra-se nas necessidades do indivíduo, não nas necessidades da organização em que trabalham. O papel do mentor é não apenas ajudar o aprendiz agora, mas ajudá-lo a desenvolver as habilidades necessárias para papéis futuros. Um mentor oferece conselhos gerais para toda a pessoa e suas ideias, em vez de apenas conselhos sobre o desempenho do trabalho da pessoa. Mentores muitas vezes tiveram uma carreira bem-sucedida, começando em um lugar semelhante ao do mentorado. Eles oferecem assistência através do compartilhamento de suas próprias experiências, fornecendo feedback valioso e dando ao mentorado acesso à sua rede pessoal.
Coaching e o mentoring dá-lhe a oportunidade de manter sua equipe e melhorar seus esforços inovadores.
Curto e doce versus relacionamento de longo prazo
O coaching é geralmente um relacionamento de curto prazo. As sessões de coaching são estruturadas e têm durações específicas com um indivíduo ou um grupo. Algumas relações de coaching podem durar mais tempo, mas elas ainda têm um final definido, geralmente quando os objetivos originais foram cumpridos. Quando uma necessidade de coaching é identificada, por exemplo, quando uma equipe precisa de ajuda para superar um desafio específico no desenvolvimento de um novo produto, as competências são rapidamente avaliadas e um coach é acompanhado para a tarefa rapidamente. Um cronograma e um plano de ação são usados para orientar o relacionamento.
Mentoring é mais um relacionamento de longo prazo. Muito pensamento é colocado na fase de design para identificar o melhor modelo de mentoring e combinar com o melhor mentor. Construir o relacionamento de mentor junto ao mentorado requer tempo para estabelecer confiança e comunicação aberta. O mentor esforça-se por criar uma atmosfera em que o aprendiz se sinta à vontade para partilhar as suas preocupações de forma confidencial, tanto pessoal como profissional. Não há uma linha de tempo ou data final específica, e as interações são menos formais e conforme a necessidade.
Quanto é o envolvimento do empregador?
O envolvimento do empregador é outro diferencial importante entre os programas de mentoring e coaching. Gerentes e empregadores são uma parte crítica do processo de coaching. Eles conhecem as habilidades específicas que precisam ser aprimoradas e quais funcionários precisam de mais treinamento. Os gerentes costumam se comunicar regularmente com o coach sobre o progresso de seus funcionários. Com mentoring, no entanto, os gerentes e empregadores são geralmente muito mais hands-off. Existe um vínculo de integridade e confiança entre mentor e aprendiz que exige isso. Embora os gerentes possam recomendar um mentor ou oferecer maneiras de usar o programa de mentoring, eles geralmente não se comunicam com o próprio mentor.
Avalie suas necessidades e tome medidas
Ainda precisa de ajuda para determinar qual dinâmica de relacionamento funcionaria melhor para suas necessidades de inovação? Seu objetivo é desenvolver habilidades específicas ou superar um desafio específico? Coaching é sua melhor opção. Você está procurando desenvolver líderes de inovação entre sua equipe atual como parte deseu desenvolvimento profissional ou se desenvolver como um inovador? Em seguida,escolha um programa de mentoring. Outras áreas em que o coaching é benéfico podem ser quando um grupo de funcionários não está atendendo às expectativas de trabalho, precisa de treinamento em um novo processo ou sistema de software, ou quando alguém assumiu uma nova função e precisa melhorar certas habilidades.
O mentoring deve ser considerado quando as áreas de melhoria são menos específicas. Talvez você perceba um funcionário que sempre parece ter ótimas ideias, mas se esforça para segui-las. Você pode desenvolver talentos de dentro da organização usando a experiência de funcionários de longa data para ajudar os mais jovens e menos experientes. O desenvolvimento de líderes envolve mais do que apenas ensinar novas habilidades. Um relacionamento de mentor molda os recém-chegados de hoje para as grandes mentes inovadoras de amanhã.
Treinadores e mentores têm papéis específicos que são vitais para o desenvolvimento de uma organização inovadora. Embora diferentes, os dois relacionamentos oferecem a oportunidade de manter a equipe mais talentosa e melhorar continuamente seus esforços inovadores.