Como Potencializar o valor do seu conteúdo e negócio
Eu sempre aconselho as pessoas a criar um blog para complementar seus negócios e sua influência. E as razões são óbvias …
- Blogs são fáceis de criar
- Blogs são ótimos para apresentar e alavancar sua marca
- Os blogs são uma ótima maneira de gerar leads por meio do Search Engine Optimization (SEO)
- Blogs permitem que você entregue conteúdo de maneira muito mais eficiente e escalável
- Blogs facilitam o marketing do conteúdo
Enquanto os blogs são fáceis de começar – você só precisa investir em hospedagem barata e instalar o WordPress (grátis) – preencher seu blog com conteúdo pode ser um desafio, especialmente se você não gosta de escrever.
É por isso que a criação de conteúdo é a maior barreira entre você e um blog de sucesso.
Alguns consultores de marketing on-line sugerem que você escreva pelo menos três novos posts por semana. Alguns até chegam a recomendar a criação de uma nova postagem no blog todos os dias! Eu não compartilho dessa opinião.
Idealmente, você deve publicar uma nova postagem no blog pelo menos duas vezes por semana. No entanto, não necessariamente tem que ser seu próprio conteúdo.
De fato, muitos dos blogs de maior sucesso por aí usam o conteúdo de outras pessoas.
É chamado de curadoria de conteúdo.
Basicamente, você encontra artigos, vídeos e outras peças de conteúdo de toda a web que seus leitores acham interessantes e relevantes, e você os apresenta em seu próprio blog. Dito isso, recomendo criar pelo menos parte do seu próprio conteúdo.
No entanto, é importante não se acorrentar a produzir novos conteúdos sem parar.
Criar “conteúdo atemporal”
Todos os dias, existem literalmente milhões de novos conteúdos criados na Internet.
Mesmo as partes de conteúdo mais bem-sucedidas geralmente são amplamente compartilhadas por apenas alguns dias, e então desaparecem na obscuridade.
Se a Internet tivesse um cemitério de conteúdo, seria enorme!
Quando você cria um novo conteúdo, pense em como ele pode ter uma vida útil mais longa do que a maioria do conteúdo na Internet.
Existem três principais benefícios disso:
- Seu conteúdo vai ficar mais agitado por um longo período de tempo.
- Você não precisará escrever tanto conteúdo original.
- O Google vai pegar isso e classificá-lo nos resultados de pesquisa.
Aqui estão 3 maneiras de obter mais valor do seu conteúdo:
Crie a versão 2.0 (com mais!)
Essa estratégia funciona particularmente bem com listas.
Se você tem um blog no espaço de saúde e bem-estar, um artigo que você pode escrever é “21 Super Comidas que vão fazer você feliz”.
Esse é um ótimo artigo, e um que potencialmente poderia se tornar viral.
Digamos que alguns meses passem e o artigo tenha desaparecido na obscuridade. Para trazer de volta alguma emoção, adicione 10 novos super alimentos à lista.
Crie uma série
Agora você melhorou a lista e deu aos leitores anteriores e aos novos leitores uma desculpa para ler este artigo e compartilhá-lo.
Outra maneira de obter mais do seu conteúdo é criar uma série de artigos que se tornam o recurso “ir para” em um tópico específico que você pode consultar repetidas vezes.
Você poderia escrever um post que é o guia de “iniciantes” para um tópico específico.
Um mês depois, você pode escrever um segundo post que forneça treinamento intermediário. Um mês depois, você pode escrever um terceiro post que oferece treinamento avançado sobre o mesmo tópico.
“Novo este mês”
Para tornar esse trabalho ainda melhor, você deve juntar as três partes do conteúdo. Dessa forma, todos eles agem como um artigo gigante. Você pode voltar e continuamente atualizar editar esta série de artigos, o que ajudará com SEO. Você também pode consultar continuamente a série como a série de leitura obrigatória sobre esse tópico específico.
Outra maneira de aumentar o valor do seu conteúdo é criar o que eu chamo de artigos “novo este mês”. Estes são basicamente artigos vivos, que são continuamente atualizados com as informações mais recentes.
Você poderia escrever um artigo intitulado “Os 10 melhores aplicativos para iPhone”.
Obviamente, isso é algo que está mudando continuamente à medida que novos aplicativos são criados. Em um mês, você pode voltar e atualizar a lista e recontar novamente o post “Os 10 melhores aplicativos para iPhone por [mês]”.
Isso é valioso para seus clientes porque permite que eles permaneçam na vanguarda. Ele também é valioso em um nível de SEO, já que o Google e outros mecanismos de pesquisa examinarão partes atualizadas de conteúdo como esta favoravelmente.
Maximize o valor do seu conteúdo
Essas três estratégias são ótimas maneiras de obter mais valor de cada parte do conteúdo que você cria.
Em vez de sentir que você precisa continuamente distribuir novos artigos que desaparecerão depois de um dia ou dois, você poderá criar peças atemporais de conteúdo às quais você pode se referir repetidas vezes.
Uma vez que você comece a criar conteúdo regularmente, isso se tornará mais e mais fácil. No mais, você pode trabalhar com um copywriter ou terceirizar um pouco do seu conteúdo também.