Evite estas 4 armadilhas como um chefe de primeira viagem
Então, a promoção finalmente chegou. Você se juntou a classe de gerentes. Você está animado, apreensivo e ansioso para começar, tudo ao mesmo tempo. Conseguir obter essa promoção é apenas o primeiro passo. Conseguir se destacar como bom líder é outra coisa.
Você não quer ser apenas um chefe — você quer ser um grande líder. Mas se você tropeçar na partida poderá não ter mais uma nova chance. Aqui estão quatro grandes armadilhas enfrentadas pela maioria dos novos chefes e como você pode evitá-las.
Armadilha Nº 1: você não conhece as expectativas do seu chefe.
Como evitar: agende uma reunião e faça isso mais cedo ou mais tarde. Mesmo uma semana estando na direção errada pode causar sérios danos à sua imagem. Lembre-se de que uma das suas primeiras tarefas é facilitar o trabalho do seu chefe. A primeira pergunta que costumo recomendar é, “Se nos sentarmos juntos daqui a três meses, como você saberá que estou sendo bem-sucedido?” As respostas a essa pergunta podem garantir que você e seu chefe estejam na mesma página do dia 1. Supere às expectativas dele e você comprovará o seu valor antecipadamente. Seu chefe se sentirá confortável em ter tomado a decisão contrata-lo.
Armadilha Nº 2: você não identificou as prioridades mais importantes do seu chefe.
Como evitar: é aqui que você deve se esclarecer sobre o quadro geral. Para onde a empresa está indo este ano, ou daqui a cinco anos? Como seu departamento se encaixa nessa foto? Onde seu chefe se vê? Como você pode apoiar essa visão? Ao entender o que é importante para seu chefe, você pode priorizar o seu trabalho para realizar essas tarefas primeiro. Seu chefe ganhará confiança imediata em seu trabalho e ficará entusiasmado com as possibilidades futuras que o seu trabalho oferece. E, embora seu chefe possa não verbalizar o fato, você pode apostar que uma das principais prioridades é apresentar o melhor para seu chefe e para os gerentes de maior nível da empresa. Você pode ajudar a fazer isso acontecer.
Armadilha Nº 3: Não se ver como um líder.
Como evitar: Você não está mais nas trincheiras. Seu foco não está mais em suas tarefas, está em sua equipe. Os chefes não são contribuidores individuais — eles são jogadores e líderes de equipe. Às vezes é uma mudança difícil de fazer, porque agora você pode estar liderando pessoas que eram seus antigos colegas. Pense na armadilha número 2 e encontre maneiras de compartilhar a visão que você aprendeu com sua equipe. Relacione os objetivos de sua equipe diretamente com a visão da empresa. Pare de se preocupar com seu próprio desempenho e concentre-se nas principais estratégias para construir uma equipe mais forte. Seu trabalho agora é fornecer liderança, recursos e suporte.
Armadilha Nº 4: Jogando como o Cavaleiro Solitário.
Como evitar: você não pode fazer tudo sozinho. E se você tentar, você pode falhar espetacularmente como um chefe. Em vez disso, encontre mentores e apoiadores, dentro e fora da empresa. Procure pessoas que estiveram onde você está e tiveram sucesso. Peça-lhes apoio, feedback e orientação em uma base regular. Procure apoiadores que falem por você quando você fizer uma contribuição importante. Procure recursos — livros, artigos, seminários, coaches — que forneçam insights que o ajudem a fazer melhor o seu trabalho hoje, à medida que você cresce de forma constante em direção ao próximo.
Certifique-se de ter agendado reuniões individuais semanais com seu chefe. Tenha uma agenda que inclua maneiras pelas quais ele/ela possa ajudá-lo a enfrentar os desafios de sua nova função. Não tenha medo de perguntar “Como estou indo?” E faça correções no meio do caminho rapidamente se precisar.
Ir de empregado para chefe é uma transição desafiadora. Você cometerá erros, que serão valiosos somente se você aprender com eles. Quando você percebe que, de acordo com as estatísticas atuais, 50% dos funcionários recém-promovidos falham nos primeiros 18 meses, você reconhece o quão importante é investir algum tempo e energia em si mesmo e prover-se de coaching para a nova liderança e garantir o seu sucesso imediato e contínuo.