Metas- Porque são importantes?
Para ser vencedor é preciso, primeiro, estabelecer os objetivos, ou seja, suas metas. Quando você sabe o que precisa ser feito, foca-se em ações que o conduzirão ao seu destino, condicionando todos os nossos pensamentos para suas realizações. O cérebro é totalmente seletivo.
Você lembra do jogo chamado “War”? Os jogadores distribuem seus exércitos em um tabuleiro no qual está desenhado o mapa do mundo dividido em regiões e territórios. A cada rodada o participante deve atacar seus oponentes e conquistar novos territórios. Entretanto, somente isto não o faz vencedor do jogo. Ao começar cada jogador recebe uma carta com determinado objetivo. Sendo necessário montar uma estratégia para completar o objetivo e sair vencedor, em vez de somente conquistar aleatoriamente territórios ou destruir exércitos inimigos.
Na vida real também é assim. Antes de começar a jogar, neste caso, agir, é preciso estabelecer claramente os objetivos a serem perseguidos. Quem não faz isto, geralmente, nunca atingem seus objetivos. Por não saberem exatamente o que desejam, seus esforços não trazem nenhum resultado efetivo.
As metas e objetivos representam seu destino, onde você quer chegar ou estar daqui a um, dois ou cinco anos. Sem eles somos levados pelas circunstâncias. Para ser sucesso é preciso, primeiro, estabelecer as metas e objetivos. Quando você sabe o que precisa ser feito, não perde tempo com ações erradas.
Você tem metas? Se as tem, estão por escrito?
E mais importante que planejar seu futuro, devemos escrever as nossas metas, note a importância com a pesquisa que foi feita em 1979, que cito abaixo:
No livro em inglês, cuja tradução é “O que eles não ensinam em Harvard”, Mark McCormack mostra o resultado de uma importante pesquisa realizada em Harvard entre 1979 e 1989.
Em 1979, a seguinte pergunta foi feita aos formandos de Harvard:
– Você estabeleceu metas claras e por escrito para o seu futuro? Você estabeleceu os planos para concretizá-las?
Apenas 3% dos formandos tinham metas claras, escritas e com planos de ação. Alguns tinham metas, mas não por escrito e, o restante não tinham qualquer meta , apenas queriam terminar o ano letivo e curtir as férias.
Dez anos depois, em 1989, os pesquisadores voltaram a entrevistar as mesmas pessoas. Constataram que os 3% que tinham metas e planos claramente definidos, por escrito, em média, ganhavam dez vezes mais que os outros 97% juntos!
Sem metas, não temos ideia de aonde queremos chegar e só nos restam duas opções: Chegar a qualquer lugar ou a lugar nenhum.
Para conquistar aquilo que queremos é preciso estabelecer metas e escrevê-las especificamente.
Como não aprendemos sobre a importância das metas na escola; tampouco nossa cultura incentiva esta prática, a maioria das pessoas, incluindo muitos líderes, dão pouca importância a este tema, e aqui falo sobre metas pessoais, estabelecidas para si mesmo.
Para ajudá-lo, quero deixar aqui um dos modelos que mais gosto e uso no dia a dia: É o modelo PODE-SE CRER:
P ositiva
O bjetiva
D iluída e Datata
E scrita
S ua e S aber onde está
E specífica
C omensurável
R elembrada
E norme (Muito Grande)
R elevante (Significativa)
Com este planejamento, sem dúvidas, suas metas se tornarão realidade.
Veja este assunto também em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=oqQmB-dnXHM
Leia também este artigo na minha coluna:
https://www.itimes.news/brasil/negocios-e-economia/2019/04/metas-porque-sao-importantes/
Ou no blog: http://www.priscilabrescindi.com/metas-porque-sao-importantes/
Sobre a autora: Priscila Brescindi é escritora, palestrante e Youtuber, sua missão de vida é ajudar as pessoas a conhecerem o verdadeiro valor que elas têm para realizarem todos seus sonhos.