Construindo um negócio que cresce na economia da inovação
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Hoje vou compartilhar com vocês algumas dicas sobre a Economia da Inovação, através do ensinamento do célebre Gary Hamel — Especialista americano em gestão e um dos fundadores da Strategos e juntamente com CK Prahalad é criado do conceito de Competências Essenciais.
Hoje, nenhum líder pode se dar ao luxo de ser indiferente ao desafio de envolver os funcionários no trabalho de criar o futuro. O envolvimento pode ter sido opcional no passado, mas é praticamente todo o jogo de hoje. “Gary Hamel“
Quando o especialista em gestão Gary Hamel diz “Jump” (Pule), as empresas perguntam: “Quão alto?” Hamel é um dos maiores pensadores de negócios dos dias atuais, e o Wall Street Journal e a Forbes concordam. Então, quando Hamel fala sobre como os líderes de negócios e suas equipes precisam estar engajados no processo de inovação para prosperar, todos nós seríamos sábios em ouvir.
As empresas que estão crescendo na atual economia da inovação são aquelas que abraçam esse tipo de pensamento e desafiam cada funcionário a participar. Então, como você compete?
Como a economia da inovação mudou os negócios?
O cenário de negócios parece muito diferente hoje em dia do que há algumas décadas atrás. Os consumidores esperam mais das empresas que eles patrocinam e, se as expectativas não forem atendidas, outra empresa rapidamente se posicionará para ocupar o seu lugar.
Não se trata mais das organizações grandes e estabelecidas. Novos nomes estão entrando no mercado e superando as escolhas tradicionais dos consumidores. Sim, os gigantes da indústria podem (e ainda) se saem bem, mas somente se continuarem a oferecer produtos inovadores.
Em comparação há 100 anos, a maioria das empresas da Fortune 500 existia há mais de meio século. Hoje, a empresa média da Fortune 500 existe há menos de duas décadas.
Isso significa que as empresas estão sendo forçadas a operar de maneira diferente. O objetivo não é mais apenas continuar produzindo ou fornecendo um serviço ou produto que seja bom. O objetivo é progredir, avançar, inovar e oferecer algo que seja especial e único. Isso significa que as organizações não estão procurando funcionários que simplesmente seguirão a linha. em vez disso, eles querem funcionários que tragam algo novo e interessante para a mesa e que não tenham medo de sacudir as coisas.
Culturas de inovação celebram diversidade e criatividade. Departamentos organizacionais diferentes são incentivados a colaborar em vez de ficarem isolados. Idéias inovadoras vêm de lugares surpreendentes, e as empresas que não apenas percebem, mas abraçam isso, são aquelas que estão rapidamente subindo ao topo.
Mas não é apenas sobre a força de trabalho e suas idéias inovadoras. À medida que mais e mais empresas percebem que não podem mais se basear nos méritos de seus principais negócios, temos visto cada vez mais dinheiro, tempo e outros recursos investidos em inovação.
É um ato de equilíbrio: as empresas precisam continuar a tornar os seus serviços e produtos tradicionais em excelentes serviços e experiências ao cliente, além de desenvolver novos produtos e serviços que revolucionem seus respectivos setores. As empresas que conseguem atingir esse equilíbrio são as que obtêm sucesso. Os outros caem lentamente no caminho.
Como abraçar a economia da inovação
Embora a economia da inovação tenha se tornado rapidamente o padrão para empresas em todo o mundo, ainda há muitas que estão ficando para trás. Para que qualquer organização construa uma cultura de inovação da empresa e prospere nesta nova economia, há algumas mudanças importantes nas práticas de negócios que devem ser feitas.
Primeiro, as empresas precisam entender a importância da comunicação. Alterar normas culturais e reorientar as prioridades para a inovação pode ser um choque para os acionistas e funcionários. Isso significa que, à medida que novos processos são implementados para incentivar a inovação, bem como quando idéias inovadoras estão sendo testadas, deve haver uma comunicação interna clara e consistente.
As organizações também precisam entender o valor que sua força de trabalho traz para a mesa. Em grande parte do tempo, as empresas criam silos onde alguns funcionários ajudam na inovação e outros aderem às principais operações. Isso não só pode prejudicar a cultura da empresa, criar confusão e causar divisão; isso também faz com que as empresas deixem de lado as idéias potencialmente inovadoras daqueles que são excluídos do processo de inovação.
Assim como o especialista Gary Hamel disse, não é mais uma opção envolver apenas parte de sua equipe na construção do futuro do seu negócio. A inovação bem-sucedida exige um esforço de todos em sua organização. As empresas devem incentivar os funcionários, de cima para baixo, a contribuir com ideias que eles acham que melhorarão processos, produtos ou serviços.
Para ter certeza de que você está realmente no caminho certo para tornar sua organização mais inovadora, não deixe de seguir as 7 leis imutáveis da inovação.
Como seu negócio pode construir uma equipe de inovação?
Embora os processos corretos sejam essenciais para a inovação, as empresas também precisam construir as equipes certas. Os processos estão lá para apoiar e orientar a equipe, mas eles só serão eficazes se a força de trabalho tiver as habilidades e a mentalidade para adotar esses processos.
Para ter todos a bordo e em colaboração uns com os outros, a comunicação é fundamental, de baixo para cima até o alto escalão. Explique o que é esperado e eleve o feedback dos funcionários em todos os níveis da organização.
A inovação não é fácil, mas com os processos certos no lugar e a equipe certa ao seu lado, você pode começar a ocupar seu lugar na economia de inovação em expansão. Para saber mais sobre como prosperar na nova economia atual, confira como eu e minha equipe podemos ajudar, acompanhe as minhas publicações e se intere mais e mais nos temas principais da economia de inovação.
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